Atividade física para idosos é a fonte da juventude! Saiba mais…

Treinamento Resistido para Idosos

Conforme a Organização Mundial de Saúde os indivíduos com idade entre 45-59 anos são chamados de “meia-idade”, entre 60-74 anos são os “idosos”, entre 75-90 são os velhos e acima de 90 são chamados muito velhos.

A expectativa de vida está aumentando a cada década, com isso mais idosos estão procurando programas de atividade física para prevenir futuras complicações nos sistemas ósteoarticular,neuromuscular e cardiorespiratório. Um dos treinamento mais utilizados nos últimos anos têm sido o resistido, onde os movimento são feitos com pesos, popularmento conhecido como musculação.

Os exercícios resistidos estimulam a força, potência, resistência,flexibilidade e coordenação. A resistência é aumentada devido ao prolongamento de esforços musculares intensos, a flexibilidade também aumenta porque os limites dos movimentos são solicitados nas amplitudes articulares disponíveis e a coordenação é melhorada pelos exercícios serem amplos e lentos, estimulando terminações nervosas proprioceptores, responsáveis pelo incremento no equilibrio, precisão de movimentos e consciência corporal.

A descarga de peso sobre os ossos faz com que haja maior deposição de cálcio nas áreas onde houve estresse. Isto acontece devido ao efeito piezoelétrico, que provoca um potencial elétrico negativo nas áreas de estresse, responsável pela atividade os osteoblastos, e uma potencial elétrico positivo nas outras áreas,estimulando a atividade osteoclástica.

A síntese de proteínas musculares é acelerada, resultando num incremento no tamanho muscular. Desse modo novas fibras musculares são recrutadas aumento consequentemente a força muscular.Com isso, o treinamento resistido diminui o processo de sarcopenia que é um problema multifatorial caracterizado pela perda de massa muscular com o envelhecimento alem de atenuar o processo de enfraquecimento dos ossos que é chamado de osteopenia.

Pode-se citar também como principais benefícios do treinamento com pesos para idosos: a melhoria da condição em executar as AVD’s (atividade de vida diária) que diz respeito a melhora da funcionalidade, que seria subir escada com qualidade,pentear seu cabelo com qualidade, melhora da estabilidade postural,etc; reduzindo assim, o risco de quedas e das lesões.

É interessante que antes do início de qualquer atividade como essa, principalmente para os idosos, que se procure um cardiologista para fazer uma revisão cardiológica geral, um fisioterapeuta para realizar uma analise mais detalhada do estado cinético funcional atual do idoso e um Professor de Educação Física que será responsável pela orientação e monitoramento das atividades que serão prescritas e executadas.

Romildo Gonçalves Rios
Academia Espaço 10

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