Expectativa de Vida do Brasileiro Aumenta 25 anos em Relação a 1960

Envelhecer com saúde

O brasileiro teve um aumento de 25 anos em sua expectativa de vida se comparada a década de 60! Os dados do censo 2010, mostram que em meio século (1960-2010), a expectativa de vida do brasileiro aumentou 25,4 anos, passando de 48 para 73,4 anos de idade. Por outro lado, o número médio de filhos por mulheres caiu de 6,3 filhos para 1,9 nesse período, valor abaixo do nível de reposição da população. Essas mudanças alteram a pirâmide etária, com estreitamento da base e o alongamento do topo, refletindo a estrutura da população mais envelhecida, característica dos países mais envelhecidos.

A participação da população de 65 anos ou mais saltou de 2,7% para7,4%, o que abre perspectivas e oportunidades para os que queriam trabalhar com pessoas mais idosas: geriatra, cuidador de idosos, fisioterapeuta e principalmente o profissional de educação física .

A evolução da medicina, tanto preventiva como curativa, teve importante papel neste processo, mas é com a atividade física regular aliada a re-educação alimentar e bons níveis de sono, os fatores principais para se ter um envelhecimento saudável.

A atividade física regular previne a obesidade e assim, a hipertensão, cardiopatia, diabetes, AVC, a apnéia do sono, artrose e alguns tipos de câncer. Melhora a autoestima e, a socialização reduz a solidão e a depressão, comuns nesta faixa etária. A musculação na terceira idade (mas não somente nela) mantém a massa muscular e com isso, a força nos mais idosos, fator preponderante para manter a sua locomoção, independência e melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *