Arquivos mensais: outubro 2012

De Bem Com a Fita – Como Anda Sua Circunferência Abdominal?

Você está bem na fita?

Para responder a pergunta de como anda a circunferência abdominal dos alunos da Espaço10 Academia, promovemos o projeto “Fique Bem Na Fica”. Durante a última semana do mês de agosto, conferimos a Circunferência Abdominal de grande parte dos nossos alunos.

E porque fizemos isso?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde o número de obesos já alcançou a marca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, portanto este dado é preocupante. Isto é decorrente de diversos fatores ambientais (que podem ser modificados), resultado de um estilo de vida inadequado, como por exemplo, o sedentarismo, uma dieta inadequada, o alcoolismo, o tabagismo, etc.

Aliado a este problema, varias doenças crônica degenerativas podem surgir, na maioria das vezes, com ausência de sintomas. Pensando nisso, umas das ferramentas simples, confiável e de baixo custo para saber se os indivíduos estão correndo risco é a aferição da circunferência abdominal, pois o depósito de gordura nessa região é considerado bastante perigoso para o sistema cardiovascular, podendo desenvolver diversas doenças como a diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial, AVC, Dislipidemia, dentre outras co-morbidades.

Como aferir a Circunferência Abdominal?

• Uma fita métrica deve ser posicionada na cicatriz umbilical, paralelo ao solo, de forma justa, mas sem haver compressão sobre a pele.

Valores Referenciais – Circunferência Abdominal:
Valores de Referencia da Circinferência Abdominal

 

Resultados obtidos no projeto “Fique Bem Na Fita”:
Resultados da Semana da Circunferência Abdominal

Como melhorar os resultados?

Para facilitar a perda de peso e diminuir a circunferência abdominal de indivíduos praticantes de exercício físico, é imprescindível associar uma boa alimentação a exercícios físicos diários. Estudos mais recentes mostram que uma redução calórica moderada, algo entre 10 a 20% do gasto calórico total, mais atividade física diária programada e orientada de acordo com os limites fisiológicos, são os melhores caminhos para um emagrecimento consistente e saudável.

Pensando nisso, a Espaço 10 disponibiliza atividades que contém um alto gasto calórico como as aulas de Ginásticas, tais como: Jump, boxe, spinning, G.A.P; aulas de artes marciais (judô, jiu jitsu e muay thai) e programas específicos de musculação e treinamento aeróbico. Disponibilizamos ainda parceria Nutricional, com atendimento nas Unidades da Piedade e Campo Grande, tendo como objetivo principal a integração da alimentação com o exercício físico.

Procure agora mesmo seu professor, Planeje novas estratégias, e siga em frente, Pois o sucesso depende da sua determinação e da equipe que está a sua volta.

 Prof. RUBENS MENEZES