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Alimentação saudável para o carnaval
O carnaval já está chegando, para muitos brasileiros é a festa mais esperada do ano e para aproveitar ao máximo os dias de folia, é preciso uma boa alimentação.


O carnaval acontece na estação mais quente do ano, o verão, por isso, os foliões correm o risco de desidratação cujos sintomas podem variar de sede até tonturas e desmaios. Portanto, muita água, sucos naturais e frutas frescas devem fazer parte do cardápio deste período.

Outro ponto, é que no Carnaval gasta-se muita energia. Repor essa energia é indispensável para agüentar todos os dias de folia, porém, devem-se evitar os lanches que são comuns nessa época, como hambúrgueres e cachorro-quente, pois são refeições muito gordurosas que possui lenta digestão.

Antes da folia

O segredo antes do carnaval é ter uma alimentação equilibrada para que o organismo não sinta tanta diferença quando “sair da rotina”. A alimentação deve ser bem variada no período pré-carnaval, para atingir um aporte de minerais e vitaminas, além de carboidratos e líquidos para uma super hidratação. Faça uma alimentação à base de carnes magras (filé de frango ou peixe, peito de peru), abuse das saladas e frutas.

Outro alimento importante nesta fase são as massas (pão, macarrão, arroz e batata), pois, ao contrário do pensamento da maioria das pessoas, estes são alimentos importantes e não devem ser evitados, eles darão energia e pique para dançar e pular muito no carnaval.

A hidratação deve ser feita o quanto antes também, beba líquidos em geral (no mínimo, 2 litros ao dia).

Durante a folia

O importante neste momento é não esquecer de comer, mantendo no mínimo cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche e jantar), podendo até incluir mais um ou dois pequenos lanches nos intervalos, de acordo com a necessidade. Isso poderá evitar sintomas da hipoglicemia (baixa concentração de glicose no sangue), podendo gerar tonturas ou até desmaios, principalmente se a baixa ingestão de alimentos estiver aliada a ingestão de álcool. Por isso, não abuse das bebidas alcoólicas, em excesso, além de poder causar hipoglicemias, são calóricas (sete kcal para cada grama), podem deprimir o sistema imunológico e facilitar a instalação de doenças infecciosas.

Deve-se evitar fazer lanches na rua, pois, há o perigo inicial de contaminação, por ser alimentos que geralmente ficam expostos em barraquinhas, preparados muitas vezes à higiene precária e mantidos a temperatura ambiente. Outro fato, é que são alimentos muito gordurosos com baixo conteúdo nutricional, podendo ser substituídos por barrinhas de cereal, castanhas, biscoito integral, etc.. alimentos fáceis de levar no bolso e seguros, além de proporcionar energia!!

Depois da folia

Beba bastante líquidos, ajudam na ressaca e na desintoxicação do organismo.

Faça um café da manhã reforçado, com pão integral, queijo branco, iogurte e fruta. No almoço, coma alimentos leves, dê preferência aos vegetais crus.

Segue uma dica de um suco nutritivo e bem refrescante para curtir bem o carnaval todos os dias:

Suco de Melancia:

- 1 fatia de melancia (cerca de 1/8 de uma fruta média)

- 250 ml de água gelada

- 1 ramo de hortelã

- adoçante a gosto

Pique a melancia e leve ao liquidificador. Bata com a água, açúcar ou adoçante e hortelã. Coe. Sirva em copo alto.

Bom Carnaval !!!

Larissa Barbosa
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