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Alongamento / Flexibilidade e Doenças Articulares
Se fosse correto, deveriam fazê-los antes da primeira caminhada, ao acordar.


Diariamente observamos praticantes de atividade física realizando breves alongamentos nos músculos das pernas, imediatamente antes das caminhadas ou sessões de ginástica e musculação, e se perguntássemos qual o objetivos de tal procedimento, provavelmente responderiam que é o de evitar lesões.

Os autodidatas adeptos da atividade física esperam obter os benefícios advindos da mesma e têm a expectativa de aumentar a longevidade com independência e saúde. Esquecem-se contudo, de que exercícios realizados diariamente sem sua devida compensação (repouso adequado e alongamentos específicos e prolongados), visando aumentar a flexibilidade, levam a médio-longo prazo, à degeste ósteoarticular (osteoartrose).

Encurtamento do sistema muscular gera algumas conseqüências danosas ao organismo: desestabilização da postura; aumento de incidência de cãibras; aumento do gasto energético; compressão de fibras nervosas, levando á fraqueza e dor; instabilidade músculo-articular, ocasionando inflamação e desgaste articular; maior propensão à hérnia de disco; lesões musculares, etc.

Só os alongamentos realizados de forma bem orientada e com tempo ótimo, mais de 1 minuto, é que promovem a deformação plástica, aumentando assim a flexibilidade e levando naturalmente à proteção articular.

Não é necessário ser uma sumidade em RPG ou PILATES, mas aqueles que não optarem por uma orientação profissional devem se deter a algumas dicas: verificar quais músculos são mais encurtados; realizar os exercícios com bom alimento corporal; preferir alongamentos lentos, duradouros e com ausência de dor; as sessões de alongamento deverão ser realizadas preferencialmente pós- aquecimento e finalmente, reservar pelo menos 10 minutos para a prática dos mesmos.

Querendo praticar atividade física por muitos anos, devemos portanto,dar atenção especial a esta qualidade física tão importante, a flexibilidade.

Vinícius Galvão
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