Avaliação Física
No processo da avaliação física em academias, escolas e clubes, os resultados obtidos através da bateria de testes utilizados


São importantes para que se possa desenvolver um bom programa de atividade física. Uma boa avaliação das medidas é muito importante, pois quanto mais houver informações iniciais referentes ao avaliado, melhor será a prescrição de seu treinamento.

Uma boa avaliação das medidas é muito importante, pois quanto mais houver informações iniciais referentes ao avaliado, melhor será a prescrição de seu treinamento.

Quando pensar em avaliação, imagine que ela é apenas uma parte do processo que é a avaliação Física. Para esclarecer melhor, é preciso que conceitue, Teste, Medida e Avaliação.

TESTE: É um procedimento ou técnica usado para se obter uma informação. Ex: teste de estatura.

MEDIDA: É o processo utilizado para coletar as informações obtidas pelo teste, atribuindo um valor numérico aos resultados. Ex: medida em centímetros do teste da estatura.

AVALIAÇÃO: Determina a importância ou o valor da informação coletada. Ex: no teste da estatura o testando é classificado como sendo de estatura alta, media ou baixa.

Para melhor entender: O TESTE obtém uma informação, A MEDIDA dá valor numérico a essas informações e A AVALIAÇÃO dá uma classificação a esses valores.

TIPOS DE AVALIAÇÃO

Como será visto, a avaliação tem um papel mais amplo do que testar e atribuir graus. Dependendo do objetivo, o avaliador pode lançar mão de três tipos de avaliação: Diagnóstica, Formativa e Somativa.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: Nada mais é do que a analise dos pontos fortes e fracos do individuo, ou seja, é, a nossa primeira avaliação, a qual ajuda o profissional a calcular as necessidades do individuo e elaborar um programa de treinamento tendo em vista essas necessidades.

AVALIAÇÃO FORMATIVA: A avaliação formativa, informa sobre o progresso do individuo durante o período de treinamento, dando informações tanto para o individuo quanto para o profissional, indica ao profissional se o programa é o ideal ou se está sendo seguido corretamente. Avaliação Formativa, é como chamamos a reavaliação que é feita a cada 3 meses para informar e auxiliar no progresso do individuo.

AVALIAÇÃO SOMATIVA: É a soma de todas as avaliações realizadas no fim de cada período, com o objetivo de ter um quadro geral da evolução do individuo.

OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO

Como já foi visto, a avaliação é o meio para se observar o progresso do individuo, e que pode servir para muitos objetivos:

1 - Determinar o Progresso do individuo.

2 - Classifica os indivíduos em grupos homogêneos, tendo por base certas características ou habilidades.

3 - Seleciona os indivíduos. Ex: selecionar indivíduos que necessitam de uma atenção especial.

4 - Motivar através dos resultados sobre a importância da atividade física não só para performance ou estética, mas, principalmente para a saúde.

5 - Manter padrões de estética performance e saúde que são esperados nos indivíduo.

NOSSA AVALIAÇÃO

A avaliação física que utilizamos na Academia Espaço 10, está dividida da seguinte forma:

1 - IDENTIFICAÇÃO: nome, endereço, profissão, idade, sexo e telefone.

2 - ANAMNESE: Inclui históricos remotos quanto recentes sobre, antecedentes de patologias de irmãos, pais e avós, antecedentes de patologias e histórico de atividade física pessoal, queixas e sintomas referente a dores ou incomodo e os objetivos do avaliado.

3 - EXAME GERAL: Peso, estatura, Freqüência cardíaca de repouso, pressão arterial de repouso e o índice de massa corporal.

4 - FRACIONAMENTO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL:

  • Percentual de Gordura: Valor percentual da quantidade de gordura distribuída pelo corpo.
  • Peso em Gordura: Refere-se ao peso da gordura, existente no corpo.
  • Massa Magra: Refere-se ao peso do músculo existente no corpo.
  • Peso Almejado: É o valor teórico do peso ideal.
  • Objetivo de emagrecimento: É o valor, (quantidade), de quilos para perder, ou ganhar, com base nos dados acima.
  • 5 - CIRCUNFERÊNCIAS: Importante para detectar possíveis diferenças em membros, para obter valores que vai classificar quanto aos Riscos Coronarianos, e no caso de uma reavaliação comparar medidas.

    6 - TESTE ERGOMÉTRICO: Na nossa avaliação o principal objetivo do teste ergométrico, é, determinar a capacidade aeróbica máxima e avaliar as respostas pressóricas e de freqüência cardíaca em esforço.

    7 - QUALIDADES FÍSICAS:

  • Teste de RML Abdominal: Mede a resistência do músculo abdominal.
  • Teste de Flexibilidade: Mede a flexibilidade da musculatura posterior de pernas e tronco.
  • 8 - OBSERVAÇÕES: São as sugestões e anotações necessárias feitas pelo avaliador para ajudar na prescrição dos exercícios feitos pelo professor.

    9 - CONCLUSÃO: A conclusão diz se o avaliado esta apto para as atividades; inapto para as atividades ou apto com restrições para as atividades, nesse caso, segue as devidas descrições sobre as restrições.

    Observação: Não há teste que substitua o julgamento profissional, os resultados devem ser interpretados em termos do individuo como um todo: social, mental, físico e psicológico.

    REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

    - MARINS, João Carlos Bouzas, GIANNICHI, Ronaldo Sergio. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia pratico. Rio de Janeiro: Shape ed. 1996.

    - ARAUJO, Cláudio Gil Soares de. Manual do ACSM para Teste de Esforço e Prescrição de exercício. 5 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

    - PITANGA, Francisco José Gondim. Testes, Medidas e Avaliação em Educação Física e Esportes. Salvador: Copyright, 2000.

    - FERNANDES FILHO, José. A Pratica da Avaliação Física. Rio de Janeiro: Shape, ed. 1999.

    - ROCHA, Paulo Eduardo Carnaval Pereira da. Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte. 4 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

Ricardo Xavier
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