FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Carol é nossa entrevistada
Carolina Roxo, 21 anos, aluna da Espaço 10 Piedade, cursa Comunicação na Universidade Católica de Salvador.


O sobrenome Roxo é de origem portuguesa, o cabelo vermelho é uma das marcas de Carol, conhecida na Academia como a "Menina dos Piercings". Neste bate-papo, Carol, "fã de carteirinha" da banda carioca Los Hermanos, conta um pouco de seu dia-a-dia profissional e das suas atividades físicas. Confira:

Hoje, qual sua principal atividade ?

Carol - Trabalho como estagiária voluntária numa entidade do Terceiro Setor, chamada Coomuf - Cooperativa de Mulheres da Federação, que desenvolve atividades com costura.

Quais as funções que você desempenha por lá ?

Carol - Além do trabalho como relações públicas, dou aulas para os meninos carentes.

Como chegou à Coomuf ?

Carol - Através de um trabalho acadêmico que iremos entregar agora no final do ano, na matéria "Terceiro Setor". Procuramos algumas Ong´s e chegamos à Coomuf, onde estamos bastante satisfeitos (o trabalho na Cooperativa é desempenhado por uma equipe de oito alunos). O pessoal lá é super receptivo e a idéia delas é fantástica. São mulheres que costuram para sustentar uma cooperativa, um trabalho muito bonito feito com retalhos.

Nossa equipe está elaborando um projeto na Universidade para essa entidade, que visa "vender" a Cooperativa para uma grande empresa. Uma que destine verbas para projetos sociais em 2005, que possa adotar a causa da Coomuf.

Quanto tempo na Espaço 10 ?

Carol - Cheguei à Espaço 10 três meses depois que ela foi inaugurada em 2000. Fiquei até 2002, quando sai para tratar o joelho, voltando em julho de 2004.

O tratamento no joelho foi com acupuntura e hidroginástica. Precisei da musculação para ganhar força no joelho. Ai, voltei para a Espaço 10 de vez, acho ....

Além da recuperação no joelho, quais os seus objetivos na Academia ?

Carol - Para conseguir força no joelho, preciso perder gordura. Em três meses aqui, perdi um nível considerável de gordura. Depois, baixando o peso, diminuindo a pressão nas articulações, eu quero ganhar saúde, anos de vida, qualidade de vida, "pontos" para minha saúde ...

Como foi a recepção na Espaço 10 ?

Carol - Vim para cá através da indicação de um amigo que malhava em outra academia, mas me indicou a Espaço 10, que ele achava melhor e tinha acabado de ser inaugurada. Dei uma olhada nas duas academias, na Espaço 10 e na que ele malhava. Me apaixonei por aqui, e aqui fiquei ... A atenção dispensada na Espaço 10 foi muito maior. O aluno aqui não é mais um, o aluno é acompanhado "um a um".

O que fez com que eu me apaixonasse pela Espaço 10 foi realmente a atenção, o marketing "um por um". Aqui todos os instrutores sabem meu nome, o meu objetivo aqui dentro. Walter (Walter Xerxes, coordenador de musculação) e Vinícius (Vinícius Galvão, coordenador técnico) são duas pessoas que sabem bem o meu caso, me auxiliam nos mínimos detalhes. É um cuidado que observo que eles têm com cada um dos alunos.

Voltando à questão profissional, quais são os seus planos para o futuro ?

Carol - A curto prazo, quero me formar o mais rápido possível. Devo me formar no ano que vem. Também, elaborar um projeto chamado "Experimental", que é uma monografia em grupo. Juntamente com minha equipe, pretendo pegar uma grande empresa e, a partir dai, me lançar para o mercado. Vou fazer esse trabalho para a empresa, para que ela me "compre" depois. Estarei trabalhando de graça para ela durante um ano, e quero que ela me contrate depois. (Chances boas de contratação ? ...) Sim se soubermos escolher o cliente. Já começamos a prospectar algumas empresas, mas devemos começar o projeto agora em dezembro.

No curto prazo, pretendo me formar e entrar no mercado, principalmente porque o mercado de comunicação em Salvador é de "cartas marcadas". Na área de relações públicas, que está começando agora, observo que as pessoas estão perdendo o medo, estão aceitando os profissionais de RP dentro dos setores de comunicação que estão se formando.

A longo prazo, ser bem sucedida em meu trabalho. Gosto de trabalhar com a parte burocrática da comunicação. Não gosto de estar na frente das câmeras com produção, estúdio, rádio, tv ... Gosto da parte "pesada". Se possível, com o Terceiro Setor, que é a minha paixão. Gosto muito de trabalhar com Ong´s, entidades sem fins lucrativos. Se der, vamos nessa .... Se não, paciência ....

E os piercings ... você é vinculada a alguma tribo de rock e tal ... ?

Carol - (risos) .... Não, tenho piercing há quatro anos. Meu primeiro foi na língua, choquei minha família inteira, meu pai queria me deserdar ... (risos) ... "Menina, você está se mutilando, é louca ?" ... Em menos de três meses, eu já tinha doze piercings .... na língua, umbigo, vários na orelha, nariz, supercílio, uma "peneirinha". Alguns meses depois, já estava cansada de tanto piercing e tirei muitos. Quanto mais você vê um piercing, mais enjoa, isso é uma realidade.

Hoje, tenho seis piercings, e vou colocar mais dois. São alargadores, um em cada orelha. Tenho piercings que eu ou pessoas que quero, vejam. Um na língua, estes na orelha que quase ninguém percebe, um no mamilo esquerdo, e um no umbigo.

Para um cara "quadrado" como este entrevistador, o piercing é uma questão estética ... ou o que ?

Carol - Piercing e tatuagem são questões de vaidade mesmo ... (Você tem tatuagem ?). Uma recém feita (foto ao lado). Depois de quatro anos de espera, fiz uma. Foi uma questão de amadurecimento. Queria fazer uma enorme, mas acabei fazendo uma "super pequena", com uma homenagem aos meus pais e meu irmão que são a minha vida né ? (Além da palavra Vida, a tatuagem de Carol tem três estrelas com as iniciais dos nomes de seus pais e irmão. Ela pretende incluir futuramente as estrelas que representarão os seus filhos).

Voltando .... É uma questão de vaidade. Vou guardar os meus piercings para os meus filhos, porque sei que eles vão ter a fase deles de "se furar" também.

Eu gosto, não pretendo tirar não, principalmente o do mamilo. Me deu muito trabalho, mas não tiro de jeito nenhum.

A aplicação do piercing não causa problemas ?

Carol - Tem gente louca, que fura com pistola, em estúdios sem a menor condição de higiene, que você não vê de onde vem a agulha.

Piercing e tatuagem não causam problema algum, desde que sejam bem feitos e por um bom profissional. Se o material é bom, o profissional é bom, e você cuidar, não vai ter problema nenhum.

Tem gente que fala - "Ah, furei com sicrano e inflamou". Pode ter certeza que não cuidou de alguma coisa, ou o profissional foi muito ruim, ou a jóia péssima.

Só faço com um profissional, porque confio nele. É o Banzai (Banzai, bodypiercing e tatuador, tem um estúdio no Orixás Center, centro de Salvador). Algumas pessoas o acham caro, mas só confio nele, que tem duas pós-graduações na Europa, e é mais reconhecido lá do que aqui. Ele só usa jóias alemãs, e isso é super importante. Muitas jóias brasileiras contêm ferro, o que é um perigo para o corpo.

Internet .... Você é uma usuária assídua da internet ...

Carol - Uso internet diariamente, para pesquisas da faculdade, e-mail ... Hoje, é mais fácil falar comigo por e-mail do que por telefone, já que passo o dia todo fora de casa.

E agora, essa febre do Orkut né ? ... Nem sabia que tinha a comunidade Espaço 10 no Orkut, me avisaram aqui na academia. Já entrei na comunidade da Espaço 10, e dei uma opinada lá ... Tem um tópico no fórum que eu coloquei "O que falta para a Espaço 10 ficar 10". Nós tivemos um aumento de R$ 5 na mensalidade e vale a pena dar uma dica para estes R$ 5 serem bem utilizados. A gente falou sobre o espaço das bicicletas, para os abdominais, a quantidade de esteiras, que são problemas que temos e estamos tentando melhorar.

Você tem trabalhos na internet. Fale-nos sobre eles ...

Carol - Sou redatora de um site, e tenho um site.

No blog www.carolroxo.blig.com.br, você encontra textos que dependem do meu humor. Tem dias que estou bem-humorada, e publico crônicas para você rir a vontade. Outros dias, como esta semana, que estou super melancólica, estou falando "o que é não ter amor", super triste ... As pessoas gostam, recebo comentários de pessoas que nunca vi, de outros estados, que gostam de ler textos melancólicos e outros tipo "crônica".

Sou redatora do site Canalhinhas (www.canalhinhas.com.br) na seção para mulheres, que é a revanche feminina. O site Canalhinhas foi fundado por estudantes da Facs, que retratavam o machismo total, como ser canalha, calhorda. As mulheres não gostaram disso e pediram a Cleber Paradella, fundador do site, para ter uma seção das mulheres, o grito contra o machismo. Sou a única redatora que destoa do restante do grupo, já que, ao contrário de todas as meninas, como Dani Vidal e Tássia, não defendo o sexo feminino de jeito nenhum, nem o masculino. "Esculhambo" os dois, dou um peteleco na orelha de homens e mulheres, e acho que é por isso que o pessoal gosta. Dou o direito de voz às mulheres, ou seja, "agora é minha vez", mas também dou direito de voz aos homens, mostrando que mulher não é um "bicho" nada fácil.

Como é seu dia-a-dia na Espaço 10 ?

Carol - Malho de segunda à sexta, e estou tentando vir aos sábados, mas é quase impossível, pois não consigo acordar. Gosto de malhar das 6 às 9 da manhã, estou acordando às 5 horas ... Dá para fazer as coisas e ficar disposta durante o dia.

Atividades aeróbicas e musculação ?

Carol - Divido a carga diária em uma hora de aula, uma de esteira e uma de musculação ...

Dieta, sua alimentação ?

Carol - Tem gente que quer ficar sarada, malhada, ficar bonita para o verão que vem ai. Eu não tenho objetivos puramente estéticos ... Quero perder gordura, com o objetivo de ganhar saúde, tempo de vida ...

Acho que não adianta exagerar na academia, nem na dieta ...

Há um ano, levei um "tapa na cara", quando passei a morar sozinha e a comer "porcaria". Fui parar no hospital com uma intoxicação alimentar, mal, com o colesterol lá em cima, com a pressão de uma pessoa idosa. Teve que acontecer isso para eu regularizar minha alimentação.

A dica que dou é que as pessoas se preocupem mais com o que põem na boca. Dosar a alimentação, para depois não se arrepender.

E hoje, como é sua alimentação ?

Carol - Por não comer mais carne vermelha, tive que substituí-la de alguma forma. Como frango uma vez por mês, peixe semana sim, semana não. Muita verdura, fruta, folha ... Troquei tudo que é branco para integral, como arroz, biscoitos ...

Bebo muita água, até enjoar ... Água ajuda a passar a fome para quem está fazendo dieta, hidrata o corpo, deixa a pele mais bonita.

Deixei de comer carne vermelha, pois observei que ficava com mau-humor quando a comia. A alimentação reflete muito no corpo da gente.

Se dá direito a alguns exageros ?

Carol - Claro, sou "chocólatra" assumida. Adoro chocolate. Depois de Los Hermanos, minha fome é de chocolate.

Los Hermanos ?

Carol - Assisti o show "Ventura" pela quinta vez. Quatro em Salvador, e ainda me dei ao luxo de ir a um show em São Paulo. No último, chorei, quebrei o salto do sapato e não consegui malhar no dia seguinte ao show. Faria tudo de novo ...

Manda uma mensagem para a galera que acessa o site.

Carol - Malhação é uma coisa boa, atividade física é excelente para o corpo, precisamos disso. Quem quer ganhar "pontos" de vida, faça como eu. Pare de fumar, dê uma regulada na vida, faça exercício físico, mas principalmente cuide da alimentação.

Perguntei ao meu bisavô, que faleceu com noventa e poucos anos, porque ele estava vivendo tanto e meus tios morrendo tão cedo. Ele disse: "Minha filha, eu não como porcaria e não perco noite". Como deixar de perder noite prá mim é um pouco difícil, já que adoro sair, eu cuido da minha alimentação e reservo no mínimo duas horas de atividade física por dia.

As pessoas devem se preocupar muito com o que põem na boca, tudo vai refletir em alguns anos que vão perder. Precisamos pensar nisso. Eu quero viver muito, ter no mínimo dois filhos, quero ver meus netos, brincar com eles. Quero que eles tenham uma avó bem engraçada, que conte que se furou toda de piercings um dia, que fez tatuagem, que fez isso, aquilo ... Quero ter garra e gás para tudo isso.

Entrevistador
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×