FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Fisioterapia Esportiva


O aluno chegava na academia de musculação, relatava ao instrutor que fôra submetido a uma cirurgia de joelho e imediatamente o mesmo prescrevia cadeira extensora com isometria (contração estática), 3 séries de 10 segundos e com joelho em extensão total. Detalhe: este posicionamento é exatamente o mais contra – indicado em pós - operatório de reconstruções de LCA (ligamento cruzado anterior), um dos problemas mais comuns encontrados em atletas.

A fisioterapia, portanto, deve ser campo de atuação do fisioterapeuta. Instrutores, não deveriam colocar em risco seu futuro profissional, nem o do próprio atleta: os processos estão cada vez mais frequentes.

Os protocolos de reabilitação apenas indicam tendências generalizadas, devendo portanto ser individualizados. Para isso o fisioterapeuta deverá realizar detalhada anamnese exames físicos e acesso ao relatório clínico, para a partir da coleta de dados iniciar a reabilitação do paciente.

Graus diferentes de flexibilidade, força, edema articular, amiotrofia do membro afetado, dor, tempo de pós – operatório, eventuais complicações no mesmo, lastro fisiológico desportivo, estrutura submetida à intervenção, etc., devem ser levados em conta para início ou suspensão da fisioterapia.

Após a reabilitação completa da estrutura lesionada é que deve iniciar a atuação do educador físico, na incumbência de elevar as capacidades físicas, (flexibilidade, força, resistência, VO2 máx) aos níveis pré-lesão.

Vinícius Galvão
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×