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Flexibilidade e Alongamento
Flexibilidade é a amplitude máxima de movimento voluntário em uma ou mais articulações sem lesioná-las.


Alongamento é o conjunto de técnicas utilizadas para manter ou desenvolver a flexibilidade.

A estrutura dos programas de flexibilidade para a saúde e bem-estar propõe implementar exercícios de alongamento para evitar e/ou eliminar encurtamentos musculares e lesões pelos esforços exigidos no trabalho e para aliviar as tensões musculares excessivas.

Existem alguns métodos de alongamento para desenvolver a flexibilidade, são eles:

Estático: é feito com a ajuda de forças externas (aparelhos, companheiros), estando o praticante passivo, isto é, com descontração muscular e sem realizar esforço;

Dinâmico: é determinado pelo maior alcance do movimento voluntário, utilizando a contração dos músculos agonistas e relaxamento dos antagonistas;

Balístico: este é um movimento composto no qual se busca a flexibilidade através de movimentos repetitivos com contração dos músculos agonistas e antagonistas.

Exercícios de alongamento bem orientados por profissionais de educação física podem ser aplicados sem acompanhamento após aprendizagem da técnica, seja no lar, nos períodos de pausas durante o trabalho ... Independente dessa prática sugere-se que se realizem exercícios de alongamento pelo menos uma vez por dia.

São muitos os benefícios com a prática dos exercícios de alongamento:

  • eliminam e/ou reduzem os encurtamentos do sistema muscular;
  • evitam o encurtamento músculo-tendíneo;
  • eliminam ou reduzem nódulos musculares;
  • aumentam e/ou mantêm a flexibilidade;
  • diminuem os riscos de lesões músculo-articulares;
  • aumentam o relaxamento muscular e melhoram a circulação sanguínea;
  • melhoram a coordenação, evitam esforços adicionais no trabalho e no desporto;
  • reduzem a resistência tensiva muscular antagonista e aproveitam mais economicamente a força dos músculos angonistas;
  • liberam a rigidez e possibilitam melhorar a forma e simetria muscular;

  • melhoram as posturas estática e dinâmica;
  • melhoram problemas posturais que alteram o centro de gravidade, provocando adaptação muscular.

Oldin Negrão
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