FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Índice da relação cintura/quadril e perímetro da cintura
Confira resumo do ídice nas mulheres da Academia Espaço 10


O presente estudo teve como objetivos analisar a distribuição central de adiposidade corporal, a propensão a doenças cardiovasculares e equacionar o perfil das voluntárias de acordo com a Relação Cintura Quadril e do perímetro da cintura. Foram avaliados 39 alunos do sexo feminino com faixa etária média de 33 anos, utilizando as técnicas LOADMAN etal, (1998).

Palavras-Chave: índice de Relação cintura/quadril (RCQ), perímetro da cintura (PC) e adiposidade corporal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o uso da antropometria para a vigilância de fatores de risco para doenças crônicas, recomendando a análise da associação dos parâmetros antropométricos em diferentes países. Para a OMS, devem ser medidos os perímetros da cintura e do quadril, pois o aumento da adiposidade abdominal pode fornecer um indicador sensível dos problemas de saúde pública relacionados com o sobrepeso e suas conseqüências (WHO, 1995). Há muito se sabe que existem pessoas que diferem em relação à localização da gordura corpórea.

Este trabalho foi realizado com o intuito de demonstrar a questão da obesidade e propensão à doença cardiovascular através do índice RCQ e do PC em alunas na academia Espaço 10. No entanto, o presente trabalho proporciona aos profissionais da área de Educação Física e afins sobre o quadro das alunas como identificar os riscos cardiovasculares e o perigo da “obesidade visceral” para ambos os sexos.

Bruno Sampaio
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×