FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Jean Monteiro - Coordenador de Musculação da Espaço 10
O coordenador da Espaço 10 gosta de malhar e está começando a praticar corridas na rua de forma não competitiva.


Jean Carlo Miranda Monteiro, 27 anos, é educador físico graduado pela Universidade Católica de Salvador, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (RJ).

Como Testemunha de Jeová, afirma que sempre leva em consideração o princípio de amar ao próximo. "Amo muito meus alunos e dou tudo de mim para eles, pois quero vê-los bem em todos os sentidos, tais como o emocional, o físico e o espiritual. Deixei minha religião e foi algo negativo. Digo a todos para nunca quererem experimentar. Foram quatro anos fora, e coisas que nunca imaginei fazer, eu fiz fora da organização. Após voltar para minha religião, a vida mudou totalmente. As coisas melhoraram no sentido profissional, sentimental, financeiro, familiar ... tudo mudou".

Casado, ainda sem filhos, é muito querido pelos alunos da Academia Espaço 10 por sua simpatia e atenção. Ansioso para atender os que malhavam na unidade Piedade no início de uma chuvosa manhã de sexta-feira, Jean bateu um papo com o site sem parar suas atividades. Confira:

Quando você assumiu a coordenação de musculação na Espaço 10 Piedade ?

Jean - Assumi a coordenação em janeiro de 2004. Cheguei lá com muito empenho, muito esforço e dedicação. Também, graças ao direcionamento que me foi dado por Manoelito (Manoelito Magalhães, coordenador administrativo da Espaço 10) e Vinícius (Vinícius Galvão, coordenador técnico da Academia). Sou muito grato à confiança dada quando me passaram a coordenação.

Conheci Vinícius antes da Academia. Ele me fez enxergar um outro mundo que até então não havia conhecido. Eu pude contribuir diretamente para o sucesso de muitas pessoas que vinham procurar saúde, e isso me motivou para que eu continuasse estudando e planejando sempre crescer na minha profissão.

E na Academia, quando chegou ?

Jean - Desde quando abriu, fui o primeiro funcionário. Estou aqui desde 6 de junho de 2000. Inicialmente na função de professor estagiário.

Foi um mundo novo para mim, muita coisa que não conhecia ... Devo muito - talvez tudo - a Vinícius, pelo esforço que ele empreendeu para me ensinar, em passar todo o conhecimento que ele tem, tanto da parte de musculação, quanto da parte de fisioterapia. Bem antes da abertura da Academia, já fazia treinamento na casa dele, abordando vários casos específicos que poderíamos encontrar na academia.

Alguma academia antes da Espaço 10 ... como foi sua chegada à Educação Física ?

Jean - Não, a Espaço 10 foi a primeira. Tive uma experiência anterior por 6 meses, e que valeu muito, ensinando Educação Física num colégio.

Fiz o segundo grau na área de Contabilidade, mas sabia que não me identificaria com essa área. Sempre fui ligado a esportes e a Educação Física era um sonho.

Como enxerga a evolução aluno/academia nestes cinco anos ?

Jean - O cuidado com o cliente sempre foi um fator que contribuiu para a retenção dele conosco. Muitos alunos malham com a gente desde a abertura da Academia. Esse nosso "algo mais" para conquistar os alunos tocou no coração deles. Fizemos da Espaço 10 não apenas uma Academia, como também uma família, onde todos vêm buscar saúde, como também conversar com os amigos.

Fizemos muitos amigos. Minha esposa foi minha aluna ... Hoje, posso dizer que tenho amigos que são meus alunos ... são muito mais que alunos, são verdadeiros amigos.

Você é o responsável pelas programações especiais da Academia ?

Jean - As idéias surgem e são acompanhadas por críticas construtivas. Desta forma, não posso dizer que fiz nada sozinho. Criamos, eu e Gustavo (Gustavo Suzart, ex-professor da Espaço 10, atualmente coordenador da Academia Well), a "Semana do Abdômem". Também, a Semana do "Risco Coronariano" e a "Semana do Alongamento". Tivemos bons resultados e os alunos gostaram muito e sempre pedem para que estas programações voltem.

Como se dá o encaminhamento dos casos mais críticos detectados a partir dessas programações especiais envolvendo a saúde ?

Jean - Desde a chegada dos alunos na Academia, já temos programas específicos para atender esses grupos especiais.

Um público que muito tem nos procurado é o de pessoas em processo de reabilitação pós-fisioterápica, que vêm de problemas com o joelho, a coluna ... Temos feito um bom trabalho nessa área, divulgando entre as clínicas ortopédicas e ortopedistas, e obtido bons resultados. Em seguida, viria a obesidade, e com pequena incidência, os casos de hipertensão e diabetes.

No caso de detecção nessas programações especiais, emitimos relatórios e usamos uma metodologia adequada para cada situação. Na hipertensão, por exemplo, encaminhamento para um cardiologista, que irá promover o tratamento.

E sua atuação em cursos dentro e fora da Espaço 10 ?

Jean - Na Espaço 10, tive a oportunidade de ministrar dois cursos. Um sobre Musculação e outro com o tema Obesidade e Ginástica para Gestantes.

Fora, já palestrei na Escola de Enfermagem da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) sobre "Ginástica para Gestantes". Estarei, também, em breve, palestrando na NeoNutri, uma casa de produtos naturais. O tema abordado será a importância da suplementação no rendimento esportivo e terá farmacêuticos como público-alvo.

Estão sendo experiências muito boas, porque crescemos, aprendendo mais em cada uma dessas oportunidades.

Você é um professor muito querido e elogiado pelos alunos da Espaço 10. Quais os conselhos que pode dar para os que estão começando a carreira ?

Jean - Tudo na vida se consegue com muito esforço, empenho, dedicação e amor. Se vocês gostam mesmo do que fazem, abracem essa causa, lutem pelos seus ideais, que vocês serão reconhecidos, como aconteceu comigo.

Entrei aqui praticamente sem saber nada e, através da ajuda de Manoelito - posso dizer que foi um pai para mim -, compreendendo as minhas deficiências administrativas, e de Vinícius, por me mostrar o outro lado da Educação Física, principalmente na área ligada à Fisioterapia, pude chegar onde cheguei.

Todos os professores que quiserem essa ajuda, vão receber, dependendo sempre do esforço de cada um. Hoje sou coordenador da Espaço 10, já tive a oportunidade de ministrar dois cursos e fui a São Paulo participar do IHRSA (6ª IHRSA Fitness Brasil - Latin American Conference e Trade Show), eventos que em muito contribuíram com desenvolvimento profissional.

Qual o seu maior ganho nesses cinco anos de Espaço 10 ?

Jean - Com certeza, as pessoas maravilhosas que tive a oportunidade de conhecer. Não se resumiu a alunos, colegas e patrões, e sim a amigos e, por que não dizer, irmãos. Posso dizer que são pessoas que fazem parte da minha família. Pelo fato de eu ter perdido meus pais, digo até que elas supriram a ausência deles. Foi um vínculo de família o que construí aqui na Academia.

Consegue destacar a evolução de algum aluno neste tempo de Academia ?

Jean - A maior façanha obtida aqui na Academia foi com uma aluna chamada Maristela, que entrou com 127 quilos, e eu pude contribuir para que, em apenas um ano, ele estivesse com 71 quilos. Foram 56 quilos a menos, sem qualquer problema de joelho ou coluna. "Pra ela, que continua malhando conosco, mando um abraço".

Qual será a próxima novidade na Espaço 10 ?

Jean - A implementação dos Programas AVD (Atividade de Vida Diária), provavelmente a partir de novembro. Nossos clientes vão chegar, dizer suas profissões e nós vamos montar um programa específico para sua atividade diária, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Serão levados em conta o modo de vida, a repetição de movimentos no desempenho de suas funções, entre outros. No caso do professor, por exemplo, que faz um movimento repetitivo de elevação do ombro para escrever no quadro, levando a região do corpo a um maior desgaste, faremos um trabalho compensatório em outras áreas.

Quais os conselhos que você dá para as pessoas que querem ter uma vida saudável ?

Jean - Pratique atividade física e tenha uma alimentação balanceada, sob a orientação de um professor de Educação Física e de um nutricionista. E uma coisa importante: Goste de si mesma.

Uma mensagem para encerrar esse bate-papo ...

Jean - Uma mensagem de vida está em Mateus (6-33), onde Jesus diz que nós deveríamos buscar inicialmente o Reino de Deus e sua justiça. Depois, as outras coisas seriam acrescentáveis. Com certeza, se devotarmos nossas vidas a Deus, conseguiremos todas as outras coisas, ele nos abençoará. O exemplo disso tem sido a minha vida.

Entrevistador
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×