Os antioxidantes e suas funções no organismo!


Os Antioxidantes

Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.

O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células. Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C, o beta caroteno (um derivado da vitamina A) e a vitamina E, flavonóides, selênio, zinco, licopeno e cobre.

Estes antioxidantes ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, assim como em grãos integrais.

Os antioxidantes são um dos suplementos mais visados por atletas e pessoas que tenham por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.

Os antioxidantes são basicamente compostos químicos que combatem substâncias no organismo conhecidas como radicais livres.

O que são Radicais Livres ?

Radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo, envolvidas em vários processos, tais como, respiração e contração muscular.

Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a prática de exercício físico EXTENUANTE, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo.

Estas moléculas, quando em quantidades excessivas, podem ter uma ação negativa: podem provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos graxos poliinsaturados, presentes nas nossas células.

Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de determinadas doenças, como o cancêr, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de Alzheimer.

Os radicais livres são moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea, causando danos aos tecidos.

Estes radicais livres podem ter diversas origens tais como o metabolismo do oxigênio ( o simples ato de respirar provoca a formação de radicais livres) e o processo de sintetização dos alimentos.

PORTANTO: Os Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres.

As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, carotenóide e o selênio mineral.

Muitos alimentos são fontes ricas de antioxidantes.

Os carotenóides ou betacarotenos, são encontrados na laranja e vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve, espinafre, damasco, melão, pêra, abóbora, agrião, brócolis.

A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta.

A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais.

O selênio está presente em frutos do mar, grãos e castanhas do Pará.

Qual a relação da atividade física intensa com a produção de radicais livres ?

São vários fatores que aumentam a produção de radicais livres no organismo como, por exemplo, infecções, radiações, doenças.

A atividade física intensa também é um dos fatores que aumenta a produção de radicais livres.

Os atletas e praticantes de atividade física, sendo ela intensa e prolongada, estão mais suscetíveis à produção de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce.

Fonte de antioxidantes

Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.

Principais tipos de antioxidantes:

* Vitamina C

* Vitamina E

* Betacaroteno

* Flavonóides

* Selênio

* Zinco

* Licopeno

* Cobre

Larissa Barbosa
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Confraternização de Festas Juninas - Espaço10 Academia (Campo Grande e Piedade)

Diabetes Mellitus


O que você gosta de ouvir enquanto malha?