FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Primeiros socorros em Academias de Ginástica: Lesões Traumáticas
É de extrema importância que as academias de ginástica tenham profissionais capacitados para realizar atendimentos de primeiros socorros. A Espaço 10 Academia faz periodicamente (pelo menos 1 vez por ano) treinamento com seus profissionais para deixa-los habilitados em realizar atendimentos de primeiros socorros, principalmente de Lesões Traumáticas.


Geralmente em ambiente de academias de ginástica não são comuns lesões recorrentes por traumas. Em contrapartida, acidentes são imprevisíveis e podem acontecer em qualquer lugar. Por isso, é preciso estar sempre preparado para qualquer eventualidade de forma que, não seja pego de surpresa quando tais acidentes ocorram.

Para todo e qualquer atendimento de primeiros socorros, quem socorre, nesse caso, o professor de Educação Física, precisa esta seguro da ação, ser um líder no processo e acima de tudo atentar para sua própria segurança. Para Alexandre Fachetti (CREF 0008-G/DF), professor da SEE-DF,Mestrando em Educação Física pela UCB, Socorrista da Cruz Vermelha Brasileira-DF e professor da disciplina socorros de urgências em alguns cursos de graduação, os profissionais de Educação Física, hoje reconhecidos pelo Conselho Nacional de Saúde como profissionais de saúde de nível superior, devem observar em sua atuação o que prescreve o artigo 135 do Código Penal Brasileiro: deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal (...), para evitar incorrer em omissão de socorro e principalmente para pautar sua atuação sobre o amparo do Código de Ética Profissional.

Em casos de lesões por traumas, analisar cuidadosamente como ocorreu e a região afetada são aspectos indispensáveis para avaliar o atendimento e realizar a intervenção, se necessário.

Seguem as principais lesões por traumas que podem vir a ocorrer em academias de ginástica: quedas, que podem levar a entorses, traumas diretos na cabeça, cortes por objetos de ferro, traumas por rompimento de cabos, acidentes provocados por pesos, luxação articulares, lesões musculares, fraturas, fissuras, etc... Em linhas gerais, cada situação dessas requer um tipo especifico de pronto atendimento onde o socorrista estará preparado para proceder corretamente. Importante lembrar que na maioria dos casos, após avaliar de forma ágil, é imprescindível acionar o SME (Serviço Médico de Emergência,192).

Por fim, uma das principais formas de evitar complicações quando o inesperado acontece é ter uma equipe de profissionais preparada para prestar os primeiros socorros de forma eficaz, além de manter equipamentos e acessórios prontos para um atendimento rápido e eficiente, quando necessário. Em se tratando de lesões por traumas, atentar para lesões que possam afetar o sistema nervoso e/ou aquelas que possam levar a algum processo se sangramento mais grave, nesses casos, isolar a área e acionar o SME imediatamente. Em casos de lesões menos graves, tais como: entorses leves (aplicar crioterapia e acionar SME), cortes leves (curativos para estancar o sangramento e acionar O SME), luxações articulares (não reduzir, colocar o membro luxado em posição indolor e encaminhar SME), quedas que afetem a coluna e com comprometimento neural (não mover o individuo, acionar o SME imediatamente), etc. Para todos os casos lembrar que a segurança do socorrista é algo prioritário.

É de extrema importância que as academias de ginástica tenham profissionais capacitados para realizar atendimentos de primeiros socorros. A Espaço 10 Academia faz periodicamente (pelo menos 1 vez por ano) treinamento com seus profissionais para deixa-los habilitados em realizar atendimentos de primeiros socorros, principalmente de Lesões Traumáticas.
 

Espaço 10
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×