FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Primeiros Socorros em Ambiente de Academia


A maioria dos acidentes poderiam ser evitados, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. Como o próprio nome sugere, primeiros socorros são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa vitimada por algum acidente, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência médica (caso seja necessário). É importante certificar-se, todavia, de que haja condições seguras o bastante para a prestação do socorro, sem riscos. Um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.

O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: “deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.” Assim, deixar de prestar socorro significa não dar nenhuma assistência à vítima.

A pessoa que busca por socorro especializado em benefício de outra, por exemplo, já está prestando e providenciando socorro. Qualquer pessoa que deixe de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, estará cometendo o crime de omissão de socorro, mesmo que não seja a causadora do evento.

Em ambiente de academias, o atendimento de primeiros socorros em sua maioria dá-se por traumas (queda, entorse e luxações), crises (hérnia, hipo/hipertensivas, hipo/hiperglicêmica, asmática, convulsiva, epilética) em caso raro parada cardiorrespiratória, acidentes por distração (deixar o peso cair), em aparelhos e/ou locais de comum acesso (ex: agachamento, leg, esteira, escadas, corrimão, etc.) Por isso, deve-se estar atento não só aos praticantes das atividades como também a manutenção dos equipamentos para minimizar os riscos.

Quando ocorre um acidente, é comum que quem o presencia ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu se deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas. Quando não estiver sozinho, deve-se pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência. Caso seja o de maior experiência e conhecimento, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada o que deve ser feito, de forma rápida e precisa. Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, seguindo alguns princípios básicos:

* Transmita confiança, tranquilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho;
* Acalmar e afastar curiosos;
* Aja rapidamente, porém dentro dos seus limites;
* Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros;
* Às vezes, é preciso saber improvisar.

Por fim, sabemos que todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade e é este sentimento que nos impulsiona para tentar ajudar as pessoas em dificuldades. Acontece que somente o espírito de solidariedade não basta, e para que possamos prestar um socorro de emergência correto e eficiente, precisamos dominar as técnicas de primeiros socorros. Algumas pessoas pensam que na hora de emergência não terão coragem ou habilidade suficiente, mas isso não deve ser motivo para deixar de aprender as técnicas, porque nunca sabemos quando teremos que utilizá-las.

Pensando nisso, a Espaço 10 Academia preparou os seus ambientes e profissionais, os qualificando para além de evitar os acidentes, saibam atender de forma responsável e segura, prestando o devido socorro em caso de necessidade.

Por: Rafael Carvalho, graduado em Educação Física pela Unime Salvador;
CREF: 9909-G/BA.


comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×