FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Valter é nosso entrevistado
Valter Forastieri, 29 anos, biólogo com Mestrado na UFBa., malha na Academia Espaço 10 desde Novembro de 2003.


Professor de Biologia Molecular, encontrou na musculação, além de saúde e alegria, uma forma de chegar à prática, o que já conhecia na teoria. Confira:

Conte-nos um pouco sobre o seu Mestrado, suas atividades acadêmicas ?

Valter - Sou professor da UFBa. na disciplina Biologia Molecular. Sempre tive interesse nessa área de Educação, Filosofia da Ciência. Entrei no Mestrado com projeto na área de História e Filosofia da Ciência. Conclui em abril deste ano. Agora, vou tentar um Doutorado na área de Educação.

Além da docência, você se dedica a outras atividades como biólogo ?

Valter - Sim, faço pesquisas na UFBa. Pesquiso Genética e Comportamento Humano, a influência dos genes sobre o comportamento, que não é tão grande como se pensa, como a mídia tenta colocar. Temos que estudar todas as coisas que influenciam o comportamento, para não ficar na ilusão de que tudo é genético, programável, etc.

Pesquisas aqui mesmo em Salvador ?

Valter - Em Salvador, temos laboratórios na UFBa., na Fundação Oswaldo Cruz ...

E a disciplina Biologia Molecular ?

Valter - Bem, dou essa matéria para os cursos de Fonoaudiologia, Farmácia. É uma matéria inicial, que os meninos pegam quando entram na faculdade. Muitas vezes, minha matéria é a primeira da grade. É uma disciplina considerada difícil, Biologia Molecular é muita abstração, mas é muito interessante. Toda a área de Saúde faz esta matéria.

E como está a Universidade hoje em dia ?

Valter - A estrutura da Universidade está um tanto decadente. Alunos e professores sentem isso, mas ela ainda consegue formar bem. Se nossos alunos forem tentar um mestrado fora, um concurso, eles conseguem competir muito bem. Está entre as melhores ainda.

Quando chegou na Espaço 10, como a conheceu ?

Valter - Cheguei em outubro do ano passado na Espaço 10. Moro no Campo Grande e, sempre que passava aqui no Canela, via esse banner bonitinho (risos) que fica ai na frente ... sempre dizia - "Vou conhecer aquela Academia ...".

Você já tinha malhado em outras academias ?

Valter - Já, entrava e saía muito de academias. Na Pituba, onde morei, frequentei algumas, mas era um mês, dois meses no máximo e saía.

Como foi a recepção na Espaço 10 ?

Valter - Justamente foi o diferencial que me faz ficar mais aqui. Já fui para várias academias que têm muita estrutura, mas na Espaço 10, os professores ficam mais ligados nos alunos, fazem um atendimento mais personalizado, mais próximo, você não fica repetindo aquela "fichinha" de sempre, não fica só, tem sempre alguém te acompanhando.

E a idéia de ter um personal trainning aqui na Espaço 10 ? (Valter é acompanhado pelo professor Bruno Sampaio)

Valter - Foi por causa da fase final do Mestrado. Senti que a coisa ia apertar muito por lá, e eu ia precisar de um incentivo a mais para estar malhando, senão acabaria desistindo.

Qual foi seu principal objetivo com a malhação ?

Valter - Em princípio, ganhar massa muscular, mas ... eu tinha cifose, postura cifótica (ombros para frente), tinha esse problema na coluna ... não tinha muita resistência para correr, uma vida sedentária, só estudar, aquela vida de "cdf" mesmo, meus anos de faculdade foram assim. Isso mudou. Além da massa muscular ter aumentado, tive um ganho na questão da coluna, e na capacidade cardio-respiratória.

Foi importante para sua atividade profissional ?

Valter - Foi ótimo. Primeiro porque você fica mais "de bem com a vida". Hoje, eu dou aula muito mais alegre, consigo rir muito mais com meus alunos, me sinto muito melhor. Outra coisa, quando você ensina Biologia Molecular, está tratando, dentre outras coisas, da constituição molecular do músculo. Desta forma, relaciono o tempo todo esses assuntos à musculação, e meus alunos perguntam muito, com interesse. Pude ver aqui, na prática, tudo que já conhecia na teoria.

E a questão estética. Pelo fato de ser professor dessa disciplina, precisava estar com o corpo em forma ?

Valter - (risos) ... Não pelo trabalho, mas a estética mudou completamente, a "virada" no físico foi impressionante, e muito rápida. Todos falam, nas salas de aula ... não coloque na entrevista não ... fui eleito pela segunda vez em um colégio que ensino, como o mais "gostoso" ... (risos) ... (Valter autorizou posteriormente a publicação). Ano passado, com os três meses iniciais, fez aquela diferença a malhação ... (risos) ... e esse ano, ganhei mais fácil ainda.

Qual sua carga de atividades físicas aqui na Espaço 10 ?

Valter - Cinco dias por semana, uma hora e quinze, uma hora e meia por dia, sempre com o Bruno.

Pratica outra atividade, esporte ... ?

Valter - Não, não tenho tempo. Quando tinha mais tempo, fazia aulas aqui mesmo de jump, pump ... comecei a conhecer, e gostei bastante. Na época das férias, vou voltar a fazer. Um coisa que geralmente os homens não fazem, mas que achei muito legal.

E sua alimentação ?

Valter - Acabou mudando por causa da conscientização. Não cheguei a fazer uma avaliação nutricional, mas me conscientizei que tinha que cortar algumas coisas, aumentar alguns alimentos. Cortei frituras, alimentos gordurosos, aumentei a quantidade de proteínas, troquei os fritos pelos grelhados. Meus alunos da faculdade também foram mudando algumas coisas, com as dicas que ia passando.

Manda uma mensagem para a galera que acessa o site da Espaço 10 ... o pessoal de Biologia que vai querer confirmar a sua eleição (risos ...) ...

Valter - (risos) ... Malhar é muito bom, faz muito bem prá gente, aumenta a auto-estima, você muda de vida, se sente mais feliz, tem prazer em mudar de alimentação, não faz por obrigação. É uma experiência maravilhosa, todos devem tentar.

Entrevistador
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×