FREE PASS (Experimente a academia por três dias sem pagar nada)

Vando é nosso entrevistado
Vando Ribeiro, 41 anos, é cabeleireiro e malha na Academia Espaço 10 há três anos.


Querido por todos os colegas, foi eleito "Cliente Vip", por seu tempo de academia e assiduidade. Segundo Vando, também por sua simpatia. Confira a entrevista e conheça um pouco mais da sua atividade profissional e seu dia-a-dia na Espaço 10.

Há quanto tempo na profissão de cabeleireiro ?

Vando - Dezesseis anos trabalhando para deixar as pessoas mais bonitas.

O que você pode falar sobre ela ... a evolução ... ?

Vando - Está crescendo .... muitas descobertas. Os cosméticos, as químicas estão revolucionando. Em primeiro lugar a cirurgia plástica, é claro. Em primeiro o cirurgião, e depois as mãos dos cabeleireiros.

Nesses 16 anos, a clientela masculina aumentou muito ?

Vando - Sim, aumentou muito. Hoje tenho clientes do sexo masculino, que depois de cortarem seus cabelos, me pedem para fazer as sobrancelhas. Homens casados, rapazinhos ... O homem está cada vez mais moderno, sem aquele preconceito de salão de beleza. Antes era barbearia, que hoje voltou à mídia com a novela Celebridade. As barbearias estão usando os métodos dos salões de beleza. Homem fazendo sobrancelha, tomando massagem corporal, fazendo unha ...

Os salões hoje em dia já têm o "dia do noivo". Antes era só com a noiva. O homem, no dia do casamento, faz massagem, hidromassagem, faz unha, sai pronto para a igreja.

Você prefere atender homens ou mulheres ? Por que ?

Vando - Mulheres. Porque eu mostro mais minha criatividade, com uma pintura, umas mechas, um reflexo, faço cortes góticos, um bocado de coisas. O homem, pelo menos na nossa cultura nordestina, ainda está "engatinhando". Claro, que, em relação há 16 anos, teve um avanço maravilhoso.

Você tem alguma especialidade ?

Vando - Tenho. Minhas especialidades são cortar e pentear. Faço de tudo, mas, principalmente nos fins-de-semana, sou muito requisitado para fazer penteados para a noite. No entanto, oitenta por cento da minha clientela é para corte. Atividade que durante o dia não paro de fazer.

Dê uma dica de corte ou penteado que esteja na moda ...

Vando - Cabelos completamente desfiados, sem forma. Nada daquela coisa certinha, coloca uma "ponta lá, outra cá". Você fica com um cabelo exótico, bonito e moderno.

O cabeleireiro normalmente passa uma imagem frágil ... Você é exatamente o oposto ... A idéia de malhar é nova ou você já praticava exercícios físicos há muito tempo ?

Vando - Eu jogava vôlei e como não dava para conciliar com o trabalho, parti para a academia. Eu já tinha uma vocação e admirava a musculação.

Há quanto tempo você está na Espaço 10 ? Quais suas modalidades preferidas na Academia ?

Vando - Uns três anos. De vez em quando dou uma parada, ai faço corridas e trabalho aeróbico. Depois volto com a musculação, que é realmente o que gosto de fazer aqui na Academia. É também muito importante para o meu trabalho, me deixa com uma boa aparência, um corpo bonito, as pessoas admiram.

Quer dizer então que a malhação, no seu caso, também tem um efeito na sua profissão ?

Vando - Com certeza. O cliente chega e diz - "Eu quero fazer o cabelo com aquele "malhado" ali" (risos). Além de mostrar o nosso lado profissional, temos que ter uma aparência boa e um psicológico muito bom, já que o cabeleireiro atua com diversos tipos de pessoas, personalidades diferentes. Temos que ter de tudo um pouco ...

Todo cabeleireiro tem que ser um psicólogo, um ator, um profissional, um artista ... As vezes chega um cliente chateado, você olha prá ele e sorri. Ai você consegue fazer com que ele empurre aquele lado chato para o lado e mostre o lado bom que todo ser humano tem.

No dia-a-dia também aparecem pessoas maravilhosas que te enriquecem tanto o seu lado profissional, como o cultural.

O cabeleireiro trata de tudo. De futilidade a política, passando por religião, etc.

Antes da profissão de cabeleireiro, qual era a que você exercia ?

Vando - Sou formado em técnico em contabilidade, mas não me identifiquei. A maioria dos meus colegas foi trabalhar em bancos, eu desisti na "porta". Eu preferi trabalhar o lado mais sensível das pessoas, que é a beleza.

E a musculação não te deixa com as "mãos pesadas" para o trato com o cabelo dos clientes ?

Vando - De forma alguma. Uso luvas, as mãos ficam sem calos. E a leveza ... na hora, o cabeleireiro entra em ação ... o malhador vai embora, fica só o corpo. A partir daquele momento, entra a minha arte.

Você é um "cliente vip" da Espaço 10, usando inclusive uma camiseta com a inscrição Cliente Vip. Conte-nos como foi essa premiação ...

Vando - Cheguei aqui pouco depois da inauguração, indicado por uma amigo que conhece Nelito (Manoelito Magalhães, coordenador administrativo da Espaço 10) e Vinícius (Vinícius Galvão, coordenador técnico da Academia). O pessoal da Espaço 10 resolveu há um tempo atrás, homenagear dez alunos, usando os critérios de tempo de Academia e assiduidade. Além do critério de simpatia, um conjunto ... (risos).

Como é o seu relacionamento com os colegas de Academia ?

Vando - Excelente, pareço até um político, as pessoas gostam muito de mim. Falo com todo mundo aqui dentro, do pessoal da limpeza aos donos, passando pelos "personais" e colegas.

E a conciliação trabalho / academia ?

Vando - Trabalho de terça a sábado, o dia inteiro. Malho de segunda a sexta á noite, após a saída do trabalho. Sempre, mesmo que eu esteja cansado. Quando chego aqui, o cansaço vai embora ...

E a saúde ... ? Como você era antes da malhação ?

Vando - Muito boa. O último check-up que fiz, o médico me disse que eu tinha 18 anos ... (risos).

Antes de fazer musculação, era péssimo. Magro, barrigudo ... (risos). Hoje tenho um corpo enxuto. O "cara" na minha idade, com o corpo, a saúde e com a energia que eu tenho, são poucos ...

Tudo, fruto da minha força de vontade. Alguns exercícios são ruins, mas eu faço. Às vezes não dá para fazer, ai eu troco por outro.

Sua alimentação ?

Vando - Criei minha própria dieta, sem radicalismos. Acho que não devemos nos privar dos prazeres da vida. Nos fins-de-semana, bebo cerveja e refrigerante, como massa, carne, açúcar, coisa que não faço de segunda a sexta. Durante a semana, como peixe, frango, verduras, arroz, feijão, sou "louco" por feijão ... Por causa da minha malhação, tenho que comer carboidratos durante o dia ...

Estética e academia têm muito a ver uma com a outra. Colegas da Espaço 10 já viraram seus clientes ?

Vando - Sim, muitos, a partir da convivência na Academia. Me perguntam - "O que é que você faz ? Ahhh, é cabeleireiro, então a partir de agora vou cortar o cabelo com você". Tenho colegas que são meus clientes há mais de um ano.

Aproveite então para fazer a propaganda do salão. Onde é que ele fica ?

Vando - Trabalho no "Salon Novos e Velhos". Fica na Pituba, ao lado da Albani, próximo aos Correios, na rua Bahia, edifício Especial Center, nº 206, telefone 248-4474.

E a Espaço 10 para você ?

Vando - O ambiente é bom, o atendimento e a higiene muito bons também. Os "personais" são todos "gente finas", super competentes.

Conte pra gente quais são os seus professores preferidos?

Vando - Gosto de todos. Destaco Tetéu, Walter e Guthieri.

Uma mensagem para a turma que acessa o site...

Vando - Deixo aqui nessa entrevista uma pequena lição de vida para os que têm a vida sedentária. Pequena em relação a milhões de outras pessoas, mas que se colocada em prática, a pessoa vai em frente: Trabalhar, ser honesto, viver a vida, que é maravilhosa. Fazer tudo com amor e carinho, malhar muito e ter uma saúde 10, igual a da Academia.

Entrevistador
comments powered by Disqus




Clique e leia a matéria.
Aulão Fit Dance

Dica do Mestre: Utilização das borrachas nos membros inferiores


VERÃO batendo na porta e... QUAL O SEU OBJETIVO com a Academia?



Banner Free Pass ×