Parar de Fumar Engorda Quanto? A academia ajuda no combate ao cigarro?

Parar de Fumar Engorda Quanto

Uma das preocupações que o fumante tem quanto decide parar de fumar é exatamente o quanto parar de fumar engorda. O vício de fumar é um dos mais difíceis de ser tratado. Em vários países do mundo, os dependentes são reabilitados nos mesmos centros de desintoxicação das demais drogas químicas. O bom mesmo é não cair na tentação e não experimentar. A capacidade viciante do cigarro é extremamente elevada e as tentativas de abandonar o vício, com tratamentos alternativos, são frequentemente frustradas: adesivo e chiclete de nicotina, medicamentos, psicoterapia, acupuntura etc.

Determinar quantos quilos as pessoas acumulam, em média, depois que deixam de fumar foi o objetivo dos pesquisadores coordenados por Henri Aubin, professor de psiquiatria do Hôpital Paul Brousse, na França. Doze meses depois de abandonar o cigarro, as pessoas engordam, em média, 5 quilos. A maior parte do peso é acumulado nos primeiros três meses: “Há muito tempo se sabe que a nicotina inibe o apetite e acelera o metabolismo, estresse químico; quando o organismo deixa de recebê-la, o ex-fumante engorda.”

A atividade física regular é sabidamente uma efetiva estratégia terapêutica no combate ao vício do cigarro. A liberação de endorfinas reduz bastante a fissura (que é o enorme desejo de voltar a fumar ), bem como os efeitos adversos desse período: tremores, irritabilidade, insônia, aumento do apetite, depressão… O exercício físico libera substâncias anti-inflamatórias que ajudam combater os efeitos deletérios da fumaça do cigarro. Por fim, o gasto calórico advindo da atividade física tende a neutralizar o ganho de peso no ex-fumante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.